Mais de 6 milhões de M² construídos com você!

BIM CHECK UP

Quinta-feira, 27 de Novembro de 2014, by Karen Manneschi

Notícias

É sabido que a prevenção de doenças é a melhor alternativa para se manter sadio, confiante e produtivo.

Assim como em um check-up regular de saúde pode-se detectar e previnir problemas sérios, igualmente em projetos é possível antever e coordenar possíveis problemas e gargalos antes da etapa da construção. Com isso, consegue-se um melhor desempenho do produto e qualidade nos projetos na medida em que aplicam-se técnicas específicas para isso.

 

O prof. Dr. Leonardo Manzione pontua que, assim como em grandes laboratórios de análises clínicas,  podemos submeter os Modelos em BIM a uma série de testes personalizados, de modo que se garanta a integridade do modelo:

  1. Teste de validação BIM: verificação da consistência e integridade do modelo e sua hierarquia;
  2. Checagem geral dos espaços: verificação da existência e interferência entre os espaços;
  3. Clash detection: verificação de interferências físicas entre componentes do mesmo sistema ou entre sistemas diferentes;
  4. Comparação entre versões: análise comparativa das mudanças ocorridas entre uma versão e outra de seu modelo;
  5. Análise de seu programa: o seu programa de necessidades está sendo seguido pelos projetistas? Nossa análise é feita a partir do seu programa onde o comparamos com o estágio atual de seu modelo;
  6. Medição do Nível de Desenvolvimento: um modelo evolui continuamente, detalhes geométricos são acrescidos ou suprimidos assim como propriedades não geométricas (resistência ao fogo, especificações, etc.) Nosso serviço mede o ND de acordo com a classificação LOD (Level of Development) da AIA em uma escala de 100, 200, 300, 400, 500. Dessa forma você poderá aferir se seu modelo está atendendo as especificações necessárias para a fase requerida.

Esses testes de check-up podem ser desenvolvidos de várias maneiras, seja por etapa de desenvolvimento de projeto ou mesmo por quantidades de analises  conforme a necessidade e complexidade do empreendimento. Analogamente é como se o paciente (modelo) entrasse para um exame clínico e saisse com o resultado de suas taxas e indicadores naquele momento de vida.

Dessa maneira, consegue-se organizar e planejar as tomadas de ações corretivas mais acertivamente e mitigar gastos não planejados.

O BIM Check-up pode ser personalizado em função da tipologia do produto, das tecnologias a serem inseridas na construção e das interfaces que você quer verificar.

Além dos testes feitos por software especializado, é também realizado um relatório ou laudo do seu modelo orientando sobre as ações de correções necessárias.

Rua Dr. João Ribeiro 234 – casa 9 | Penha de Franca | São Paulo/SP | 03634-010 +55 11 2941-5357 | +55 11 3876-9403 Copyright © 2024 Mecatron Arquitetura e Consultoria Ltda • Todos os direitos reservados.

Designed by